Aplicativos “Educacionais”: sem direcionamento fica difícil…

Aplicativos “Educacionais”: sem direcionamento fica difícil…

Falando em habilidades importantes para auxiliarmos no desenvolvimento, vale a pena refletirmos sobre o impacto que a tecnologia educacional (ou dita como qual) tem tido na primeira infância. 

Discussões anteriores com professores e pesquisadores dessa faixa etária alertaram para os problemas do uso abusivo de aparelhos com “touch screen”, em relação a profundidade e outras questões espaciais.

Advertisements

One thought on “Aplicativos “Educacionais”: sem direcionamento fica difícil…

  1. Muitas coisas interessantes são levantadas por essa matéria.
    A primeira delas é a clara necessidade de capitalização em cima de uma novidade. As novidades trazem esse afã do consumo nos dias de hoje. O celular novo, o carro novo, a TV de ultima geração. Normal e apesar das possíveis criticas e da discussão aos olhos da obsolescência programada atento para outro detalhe. Quando o produto é educação e desenvolvimento de seres humanos, a responsabilidade deve ser muito maior. É com muita facilidade que ouvimos empresas e produtos serem vendidos como maravilhas educacionais e altamente tecnológicas, mas um pouco de calma não nos faria mal nenhum.
    O segundo aspecto é o fato de esquecermos que a idéia central da educação permanece (ou deveria permanecer) a mesma: instrumentalizar o aluno, apresentar-lhe o conhecimento e os caminhos para que sozinho também seja capaz de se desenvolver. Isso pode, sim, ser facilitado pela tecnologia, mas ela é o meio (ou um dos meios) para a obtenção desse objetivo. Nunca o fim…
    E o outro aspecto diz respeito aos pais e responsáveis, que não parecem compreender as consequências de se criar uma criança através de uma tela. O refúgio para o tablet/telefone é perigoso, menos pelo contato com a tela e muito mais pela substituição do tempo de relacionamento humano que existe.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s